segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Derrapada

SÃO PAULO - O Corinthians sofreu neste domingo sua primeira derrota na temporada de forma decepcionante para a Fiel torcida. O São Caetano foi superior à equipe de Mano Menezes e venceu por 3 a 1, no estádio Papa João Paulo 2º, em Mogi Mirim, já que o Anacleto Campanella está em reformas.
Depois de encerrar a primeira rodada do Paulistão na liderança, o Corinthians mostrou desorganização durante a primeira parte do jogo deste domingo e pagou o preço por enfrentar uma equipe ajustada. Mano Menezes optou por iniciar o jogo com a mesma formação usada na estréia, mas no intervalo teve de colocar Dentinho e Lulinha em campo (nas vagas de Marcel e Eduardo Ratinho).
A entrada dos garotos melhorou a equipe alvinegra, mas a evolução não foi suficiente para mudar o panorama do jogo. O Azulão abriu boa vantagem no primeiro tempo, com gols de Fábio Luis e Acosta (contra). Na etapa complementar, Luan definiu o marcador.
Curiosamente, o jogo deste domingo marcou o primeiro confronto do ano do Corinthians contra uma equipe da Série B do Brasileiro. Na estréia do Estadual, o Timão enfrentou o Guarani, da Terceirona nacional.
Com o resultado em Mogi Mirim, o Corinthians se mantém com três pontos no Paulistão, no sexto lugar. Já o São Caetano chegou aos quatro, em quarto. O Timão volta a campo na quarta-feira para encarar o Paulista, no Morumbi. Já o Azulão tem compromisso no mesmo dia, diante da Portuguesa.
Depois de conquistar a confiança da torcida na primeira rodada do Paulistão, o Corinthians fez a Fiel perder a paciência logo na etapa inicial do duelo deste domingo diante do São Caetano. O Timão ainda tentou começar a partida impondo um ritmo ofensivo, principalmente em jogadas com o lateral-esquerdo André Santos, mas aos poucos o time de Mano Menezes deixou clara sua dificuldade.
O Azulão, por sua vez, mostrou-se um time organizado, liderado pela criatividade do meia Douglas. O primeiro lance de perigo da partida aconteceu aos 14 minutos. Rafinha recebeu lançamento na área e foi travado por Felipe. Porém, mesmo desequilibrado, Rafinha ainda finalizou. Chicão apareceu para salvar o Timão antes de a bola entrar.
Mas o São Caetano passou a mandar no jogo e não demorou para abrir a contagem. Aos 18, Hernani fez lançamento preciso para Fábio Luis, que avançou dentro da área e tocou na saída do goleiro Felipe. Sem conseguir criar jogadas perigosas na frente, o Corinthians seguiu com dificuldades em campo, e a torcida foi rápida para pedir a entrada de Dentinho, mas Mano Menezes não atendeu a solicitação no decorrer do primeiro tempo.
Aos 32, o São Caetano ampliou a vantagem. Douglas cobrou falta na área e Acosta cabeceou contra as próprias redes. O árbitro, porém, anotou gol de Edson Borges, que sequer tocou na bola, mas estava na disputa com o uruguaio.
Do outro lado, o time da capital tentou ameaçar o mandante. Eduardo Ratinho cobrou falta da intermediária, mas a bola desviou na barreira e foi para fora. Nos instantes finais, Fábio Luis invadiu a área e finalizou cruzado, exigindo defesa de Felipe.
No intervalo, o técnico Mano Menezes acatou ao pedido da torcida. Dentinho e Lulinha entraram nas vagas de Marcel e Eduardo Ratinho. O Corinthians, então, mostrou uma postura mais ofensiva e compacta no segundo tempo, mas o São Caetano não se intimidou e continuou com seu futebol organizado.
Logo no terceiro minuto, Lulinha fez bom passe na área para André Santos, que soltou um foguete e carimbou a trave do Azulão. Do outro lado, Douglas fez boa jogada individual e cruzou, mas a defesa corintiana evitou a conclusão de Fábio Luis.
O jogo, então, seguiu movimentado com chances dos dois lados. Lulinha invadiu a área e chutou fraco, facilitando para o goleiro Luiz. Instantes depois, Bruno Octávio chuta forte da entrada da área, e o arqueiro do Azulão faz nova defesa. Mas o time do ABC também continuou perigoso. Douglas fez fila na defesa corintiana, invadiu a área e bateu cruzado, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.
Aos 26 minutos, depois de rápido contragolpe, Luan recebeu na área e concluiu para as redes, acabando com as esperanças de reação do Corinthians, que só descontou nos minutos finais com Dentinho.

Nenhum comentário: